Na busca constante por excelência e inovação no cultivo da erva-mate, a Ervais do Futuro se destaca pela implementação de testes clonais. Em parceria com instituições renomadas como a Embrapa Florestas e UFSM, a nossa propriedade é um dos poucos locais no Brasil onde há testes clonais de erva-mate. Esses estudos são fundamentais para melhorar a qualidade e produtividade da erva-mate, além de promover a conservação genética da espécie.
Como é realizada a clonagem?
A propagação vegetativa ou clonagem, é processo pelo qual se reproduzem todas as informações genéticas de uma planta matriz selecionada, gerando plantas geneticamente idênticas, clones. Existem duas técnicas principais de propagação vegetativa em espécies arbóreas, a enxertia e a estaquia, ambos amplamente utilizadas há milhares de anos.
-Enxertia: Muito utilizada na fruticultura, a enxertia consiste em unir uma pequena seção do ápice de uma planta adulta em um porta-enxerto seminal. Esta técnica é eficaz na antecipação do período reprodutivo e menor porte das plantas.
-Estaquia e Miniestaquia: Consiste na utilização de segmentos das plantas, geralmente ramos (estacas ou miniestacas) da plantas-matriz, que após passarem por um período de enraizamento, serão capazes de gerar novas plantas completas, geneticamente idênticas à matriz. No caso da erva-mate com fins de produção de folhas, a estaquia ou miniestaquia são as técnicas de propagação vegetativa mais indicadas, por conta do processo de rejuvenescimento e maior vigor das plantas.
Clonagem da erva-mate
A propagação vegetativa permite a reprodução de plantas de erva-mate com características desejáveis, como altos teores de compostos bioativos, maior produtividade e resistência à pragas, doenças e déficit hídrico.
Na erva-mate, a clonagem é especialmente valiosa devido à grande variabilidade genética da espécie. Alguns clones podem ser praticamente descafeinados, enquanto outros possuem altos teores de cafeína. Como essas características são em grande parte determinadas geneticamente, a clonagem das plantas de interesse é o método mais eficaz para garantir teores de compostos bioativos adequados para a finalidade industrial. Assim, a clonagem permite a uniformidade e a padronização da matéria-prima, fatores essenciais pensando na extração industrial de compostos bioativos ou indústrias de bebidas com foco em bebidas energéticas ou descafeinadas, por exemplo.
Vantagens da Utilização de Clones de Erva-Mate
-Uniformidade e padronização: Como os clones possuem a mesma informação genética, espera-se que as plantas respondam de maneira semelhante às condições de cultivo em que estão inseridas. Quando pensamos industrialmente, deseja-se matéria-prima padronizada e de alto rendimento. Assim, cultivos clonais com materiais genéticos superiores podem maximizar a produção de folhas e de compostos bioativos.
-Resistência à Pragas, Doenças e Estresse Hídrico: Diferentes materiais genéticos respondem diferentemente aos estresses ambientais a que são naturalmente submetidos. Selecionando matrizes mais tolerantes à determinados estresses, aumentamos a produtividade dos cultivos.
-Sustentabilidade Ambiental: A clonagem contribui para a conservação genética da erva-mate, já que matrizes com idade avançada podem ser propagadas e cultivadas em outros locais, mantendo o seu material genético vivo. Também favorece a reprodução sexual de indivíduos de diferentes regiões, que naturalmente não trocariam gametas, e assim, aumenta a diversidade genética dentro da espécie.
Parcerias Científicas e Resultados
A Ervais do Futuro colabora com a Embrapa Florestas, UFSM e UFPR em diversos projetos de pesquisa, cedendo áreas para a realização de experimentos científicos. Em nossa propriedade, são testados 25 clones potenciais de erva-mate, oriundos de diferentes regiões, para avaliar seu desempenho em termos de produção e características químicas.
Esses testes são essenciais para determinar como os clones se comportam em diferentes condições ambientais, possibilitando a seleção de materiais genéticos superiores para cultivo comercial. A indicação dos melhores clones permite obter produtividade superior e características fitoquímicas padronizadas da erva-mate, atendendo às demandas da indústria e do mercado consumidor. Assim, os testes clonais representam uma inovação crucial para o cultivo da erva-mate.
Na Ervais do Futuro, acreditamos que a ciência e a inovação são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a preservação da erva-mate. Por meio de parcerias científicas e da implementação de experimentos em campo, estamos na vanguarda da produção de erva-mate de alta qualidade, contribuindo para um futuro mais sustentável e produtivo.
Para saber mais sobre nossas práticas e inovações no cultivo da erva-mate continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Juntos, estamos moldando o futuro da erva-mate, com respeito ao meio ambiente e compromisso com a qualidade.
Referências:
Cardozo Junior, E.L. et al. Quantitative genetic analysis of methylxanthines and phenolic compounds in mate progenies. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 45, n. 2, 2010. https://doi.org/10.1590/S0100-204X2010000200008
Duarte, M.M. et al. Seasonality and genotype influence on Ilex paraguariensis cuttings rooting and bioactive compounds. Plant Genetic Resources: Characterization and Utilization, v. 21, n. 2, 2023. https://doi.org/10.1017/S147926212300059X
Friedrich, J.C. et al. Genetic and phytochemical analysis to evaluate the diversity and relationships of mate (Ilex paraguariensis A.St.-Hil.) elite genetic resources in a
germplasm collection. Chemistry & Biodiversity, v. 14, n. 3, 2017. https://doi.org/10.1002/cbdv.201600177.
Wendling, I.; Santin, D. Propagação e nutrição de erva-mate. Embrapa, 2015.